Sobre

SEMINÁRIOS DE LACAN

Por mais de vinte e cinco anos Jacques Lacan transmitiu seu ensino em uma série de encontros/palestras denominados – O Seminário. Posteriormente esse longo trabalho foi publicado em livros. O site Seminários de Lacan busca o estudo dos textos lacanianos, como eixo central, não deixando de dialogar com os autores que influenciaram seu pensamento. Para muitos, Lacan continua sendo um enigma, as Jornadas Online de Psicanálise propõem uma caminhada permanente, visando aprender com Lacan e com quem o influenciou.

JORNADAS ONLINE DE PSICANÁLISE

As Jornadas Online de Psicanálise são uma série de encontros ao vivo, sobre um tema pré-determinado, quinzenais, com material didático e outros conteúdos, buscando um maior conhecimento da obra lacaniana. O saber psicanalítico é uma constante, a leitura e releitura das bases e suas influências é condição sine qua non para a construção deste saber.

OBJETIVO

As Jornadas Online de Psicanálise tem por objetivo, difundir o saber psicanalítico de forma acessível e continuada. Promover encontros quinzenais entre pessoas de todo Brasil e do mundo com o mesmo propósito e falando uma mesma linguagem – a psicanálise.

ENCONTROS

Cada Jornada Online de Psicanálise será composta de encontros quinzenais, estes seguirão temas que devem convergir para o tema central da jornada, enlaçando-o e ampliando-o. A transmissão terá uma duração média de uma hora e meia.

ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO LIVRE

As Jornadas Online de Psicanálise serão precedidas de um encontro, de acesso livre/gratuito, visando apresentar e delimitar o (s) tema (s) a ser (em) abordado durante o percurso, expor o cronograma da jornada entre outros pontos de relevância.

PERDI O ENCONTRO E AGORA?

O encontro ficará disponível por 15 dias aos usuários cadastrados no mesmo. Desta forma, se perdeu o encontro ao vivo, poderá assistir em qualquer momento para acompanhar os estudos.

ENCONTRO PERGUNTAS X RESPOSTAS

Durante toda a Jornada Online de Psicanálise, nos encontros, estará disponível um formulário para envio de perguntas concernentes ao tema tratado, bem como o e-mail para o mesmo fim. As perguntas de maior relevância serão selecionadas e respondidas no último dia da jornada dando, assim, uma visão geral do que foi tratado em toda a jornada proporcionando uma visão resumida que complementará as ideias.

MATERIAL DIDÁTICO 

Sempre que necessário, os encontros contarão com material didático (apostilas, mapas mentais, indicações de bibliografia e filmes) disponibilizado para os participantes dos respectivos encontros.

PARCERIAS

O Site Seminários de Lacan conta com duas parcerias importantes:

O Seminários de Lacan, tem como importante parceiro, a Editora Zahar. Zahar é quem publica os Seminários de Lacan no Brasil, além de tantos outros importantes autores que fazem parte da nossa reflexão.
Com o objetivo de difundir o discurso psicanalítico, entre tantos outros saberes, a Zahar vem somar forças conosco.
Além de reconhecer o nosso trabalho, a Zahar disponibilizará livros de muitos autores da psicanálise (Lacan, Miller, Roudinesco, Quinet etc) para o uso como base dos estudos, bibliografia e, o melhor, sortear entre os participantes das Jornadas. Zahar e Seminários de Lacan, promoverão campanhas para nossos usuários, pois, a Zahar, além da difusão do conhecimento, atua na formação cultural do brasileiro a partir de uma visão humana e humanista das artes, da ciência e da vida.

A Amazon tem um dos maiores acervos de livros do mundo e com os melhores preços do mercado. Com a parceria, disponibilizamos livros de psicanálise que temos como bases em nossos estudos, além de outros temas relacionamos que devem enriquecer a nossa reflexão. Os mesmo podem ser encontrados la Loja do Seminários, aproveitem os preços!

O AUTOR

Samuel Gouvêa Pereira, nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1984, casado e pai de um lindo menino, é psicanalista e tem como formação de base a filosofia. Apesar de ter-se “titulado”, em filosofia, psicanálise e antropologia cultural, entende que esses saberes são acima de tudo uma “prática”, uma “atividade”, é “ser” e não “ter”.

Desta forma, cabe dizer, está sempre tornando-se, buscando, e isso consiste, em analogia, ao movimento de Aristóteles – passagem da potência ao ato. Passagem nunca plena e conclusa, uma vez que, o ato pode ser encarado como o pleno saber. A vida baseada nesta busca é virtual apesar de atual, restando somente à morte um ponto final,  assim, se poderá repetir a sentença de Mallarmé diante do túmulo de Edgar Allan Poe: a eternidade o transforma enfim, naquilo que ele sempre foi.

Por natureza pensa em questões de cunho culturais, sociais, históricas, políticas, psicológicas, linguísticas, poéticas e suas influências sobre o sujeito humano sem deixar de lado todo o mal que acomete a vida contemporânea.

Apaixonado pela escrita, filosofia e psicanálise, é autor de diversas poesias que falam da vida, de amor, paixão e tem essência psicanalítica, bem como, textos que perpassam muitos temas sempre convidativos ao leitor.

INSCREVA-SE NA PRÓXIMA JORNADA!

 

BAIXE A APRESENTAÇÃO